-
Arquitetos: Chybik+Kristof Architects & Urban Designers; Chybik+Kristof Architects & Urban Designers
- Área: 3200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Lukas Pelech
-
Fabricantes: Lasvit, Lunawood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Até o final de outubro, o Pavilhão da República Tcheca, juntamente com outros 150 países do mundo, participa da Expo Milão 2015. O evento, uma oportunidade de mostrar o progresso nos mais variados campos da ciência e tecnologia, também busca contribuir com a solução dos atuais problemas mundiais e fortalecer a cooperação internacional. A República Tcheca escolheu a água como tema central de sua exposição, tendo em vista que a Cartilha Europeia da Água de 1968 postula que a "água é indispensável para todas as formas de vida" e sua preservação "é responsabilidade conjunta dos estados e todos os usuários."
O pavilhão foi concebido pelos jovens arquitetos Ondrej Chybik e Michal Kristof, fundadores do escritório CHYBIK+KRISTOF ARCHITECTS & URBAN DESIGNERS. Na proposta, os autores conseguiram capitalizar sobre sobre suas experiências em importantes estúdios internacionais e na colaboração com o KOMA Modular.
O projeto ganhou as graças do público com sua construção modular, permitindo o transporte de volta à República Tcheca e seu reuso.
O pavilhão assume a forma de um bloco simples de três pavimentos de estrutura metálica e construção modular aparente em sua fachada principal. No nível do primeiro e segundo pavimentos, o edifício é recoberto por uma fachada secundária feita de ripas de alumínio.
A proposta de CHYBIK+KRISTOF AU dá muita ênfase à representação arquitetônica do espaço público e à transição sutil entre espaços internos e externos.
A característica mais marcante do pavilhão é, sem dúvida, seu projeto modular. Ele não apenas reflete os valores da Expo deste ano, como o respeito a meio ambiente e as inovações tecnológicas, mas também garante uma "segunda vida" após o término da exposição.